sábado, 9 de outubro de 2010

Avaliação na Educação Pré-Escolar

A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, trata-se, essencialmente, de um processo contínuo e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados e procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.
A avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens de cada criança através de Portfólio permite “ver” a criança sob vários ângulos de modo a poder acompanhar a evolução das suas aprendizagens. Do Portfólio constam registos diversificados (registos fotográficos e escritos, grelhas, questionários, entrevistas, desenhos, pinturas, colagens …), seleccionados segundo critérios estabelecidos com as crianças.

O que é um portfólio?

Um portfólio de evidências de aprendizagens é uma colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por uma criança ao longo de um dado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e pormenorizada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento (Domingos Fernandes, Instituto de Inovação Educacional).

Sem comentários:

Enviar um comentário