terça-feira, 6 de setembro de 2011

Organização do ambiente educativo

Neste início do ano lectivo vamos valorizar a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no grupo. Organizar a sala por Áreas, de acordo com as necessidades e interesses das crianças de modo a permitir o crescer a cada criança, de acordo com a sua personalidade, oferecendo um leque variado de possíveis actividades em que reine a criatividade, a cooperação, a construção, a liberdade de escolha..., dando-lhes espaço/espaços para SER / CRIAR / VIVER / REVIVER e CRESCER.

Pretende-se facilitar a organização e a tomada de pertença a um grupo, bem como o respeito pelo outro, através de jogos, histórias e de alguns instrumentos de organização, monitorização e de regulação. Será também, privilegiada a reunião em grande grupo para conversar, escolher, planear, avaliar, resolver problemas conflitos ou para negociar.

Com as crianças vamos estabelecer, de comum acordo, as regras e normas de convivência e funcionamento e elaborar alguns instrumentos de organização, de monitorização e regulação (Identificação de cabides, Tabela de presenças, Quadro de nomes, Calendário, Tabela de avaliação de cumprimento das regras, Gráfico de aniversários ...). Identificar, também, as Áreas, estabelecer o número máximo de crianças que podem estar a trabalhar autonomamente em cada área de actividade.

Iremos partilhar aqui as actividades realizadas.
BOM TRABALHO!

2 comentários:

  1. Olá!
    Isto é que é trabalhar!
    Vejo que regressaram em força, sempre com excelentes partilhas.
    Bom ano 2011/12.
    Bjs
    Isabel

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